Nesse post irei falar sobre o que é marketing digital e como funciona. Em seguida, vou abordar as sete táticas mais usadas no Marketing Digital e como você pode usá-las no seu negócio. Portanto, se deseja conhecer sobre esse assunto e entrar para esse mercado leia até o final!
O que é Marketing Digital?
Primeiramente, vamos esclarecer o que é marketing digital e o que ele não é. Muitas pessoas confundem o marketing digital com negócio digital. Essa confusão é muito comum e não necessariamente quer dizer a mesma coisa.
Um negócio digital, por exemplo, é quando uma empresa utiliza dos recursos e ferramentas tecnológicas mais recentes com o intuito de comercializar seus produtos ou serviços de forma on-line. Alguns exemplos dessas empresas são: Amazon, Netflix, Americanas.com, Magazine Luiza, etc.
Já o marketing digital são ferramentas de marketing desenvolvidas e aplicadas em um negócio digital. Ou seja, as ferramentas de Marketing Digital são técnicas e soluções com a finalidade de atrair mais Leads (clientes), diminuir o custo de aquisição desses Leads, analisar e mensurar quais tipos de estratégias são mais eficazes e, como todo negócio deseja, vender mais!
Mas ao contrário do que muitos pensam marketing e vendas não são a mesma coisa!
Marketing X Vendas
Como dito acima marketing e vendas não são a mesma coisa, embora muitos ensinem por aí que são. Nesse mercado de Marketing Digital, que é recente no Brasil, existe muita confusão e conceitos errados.
Pense na organização de uma empresa. Ela têm vários setores: administrativo, recursos humanos, comercial / vendas, logística, etc., e o setor de marketing seria um braço do setor de vendas.
Nesse sentido, marketing e vendas são duas coisas distintas, mas que andam de mãos dadas. Portanto, não confunda marketing com vendas.
Marketing é atração.
O marketing é responsável por levar a oferta do seu produto ou serviço aos clientes; ele é o setor que conecta a necessidade do cliente à solução que sua empresa oferece. Já o setor de vendas efetiva essas vendas a partir das oportunidades geradas pelo marketing.
Por isso que, ao se inciar nesse mercado, você acaba fazendo marketing e vendas como se fosse uma coisa só e muitas vezes, nos referimos a isso como se fossem a mesma coisa.
Portanto, conhecer essas diferenças é de extrema importância para quando o seu negócio crescer você saber como dividir cada uma dessas tarefas.
Ainda nesse ponto, em se tratando de negócios digitais o marketing digital se confunde com vendas porque ele é o grande coração do seu negócio, a principal engrenagem.
Consequentemente, como no mundo digital as vendas, principalmente de produtos, são realizadas de forma automática, isso faz com que a gente pense que fazer marketing e fazer vendas é a mesma coisa, quando na verdade o marketing é promoção e atração de clientes.
Assim sendo, é importante você conhecer esses conceitos para conseguir entender melhor o marketing digital, e separar os conceitos de marketing digital de vendas e de negócios.
Portanto, agora que você já sabe que marketing digital não é negócio digital e nem vendas vai ficar muito mais fácil de você entender os conceitos que nós vamos ver aqui.
Principais Estratégias de Marketing Digital
O marketing digital possui várias estratégias que auxiliam na sua missão de encontrar o seu cliente ideal e promover o seu produto a ele.
Algumas das principais táticas usadas no marketing digital São:
Marketing de conteúdo
É a criação e distribuição de conteúdo com o objetivo de fazer com que as pessoas te conheçam, com o objetivo de gerar visitas para seu site ou para seu blog, gerar cadastro na sua lista de e-mails e também atrair clientes em potencial.
Marketing nas redes sociais
Basicamente, é promover a sua marca e conteúdo nos seus canais de mídia social também com os mesmos objetivo de gerar visitas cadastros e atrair clientes em potencial.
E-mail Marketing:
É responsável por criar uma comunicação mais pessoal gerando um relacionamento seu, ou da sua empresa, com clientes potenciais que se cadastraram na sua lista. Através do e-mail você pode enviar conteúdo de qualidade, promoções, eventos e muitas outras ações a fim de criar relacionamento e realizar vendas.
Anúncios pagos
Essa é uma forma de atrair clientes potenciais pagando por cliques ou visualizações que você tem em seus anúncios. As pessoas que clicam em seu anúncio podem ser atraídas para uma página de vendas ou simplesmente para conhecer melhor a sua empresa.
Além disso, as plataformas mais usadas no marketing digital para fazer anúncios pagos são o facebook ads, onde você cria anúncios para os usuários do facebook e do Instagram, além do google e youtube, onde você pode fazer anúncios para aparecer nas pesquisas do google e em vídeos do youtube.
SEO
Essa sigla é a abreviação de “Search Engine Optimization”, traduzindo, otimização para mecanismos de busca. Fazer SEO é otimizar o seu site ou seu blog para aparecer nas buscas do Google, Yahoo, Bing, etc. Isso te ajuda a ter mais visitas de forma gratuita no seu site.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma forma de você promover o produto de outra pessoa ou de outra empresa com o objetivo de ganhar uma comissão pelas vendas que realizar. Nessa modalidade é como se você fosse um vendedor e divulgasse um produto nas mais variadas formas que existem na internet.
Web Analytics
É a análise de dados que você pode fazer para saber quais resultados as suas estratégias estão trazendo. Para qualquer estratégia de Marketing você precisa analisar e mensurar dados. Se não puder medir os seus resultados, como você vai saber quais atividades estão valendo a pena e quais estão precisando de mais esforço e atenção?
Além disso, a grande vantagem do marketing digital é você poder analisar esses dados; você pode saber quantos visitantes estão no seu site, quantas pessoas clicaram no seu anúncio, quantas pessoas abriram seus e-mails. A principal ferramenta para análise de dados hoje é o google analytics, que é uma ferramenta super poderosa e gratuita, imprescindível para qualquer um que trabalha com marketing digital.
Estas 7 táticas são, basicamente, as principais atividades de marketing digital. É claro que não se resume a isso, afinal, dentro de cada uma dessas atividades, você vai encontrar inúmeras estratégias para atingir um determinado objetivo.
Como começar no Marketing Digital
Antes de mais nada, para começar a atuar nesse mercado o primeiro passo já foi dado, que é saber o que é e como funciona o marketing nos meios digitais.
Em seguida, o próximo passo é estudar e definir como o marketing digital pode lhe auxiliar nos seus negócios. Após, sugiro que faça um treinamento para se aprofundar mais nesse mercado. Clicando nesse link você pode participar de um mini-treinamento de Marketing Digital que indico.
Sem falar que, esse mini curso é do Alex Vargas, um dos maiores especialistas do Brasil nessa área. Sou aluno e parceiro do seu curso de Marketing Digital, o FNO – Fórmula Negócio Online, que é o maior e mais completo treinamento que existe hoje para quem quer entrar nesse mercado.
Realmente, esse treinamento mudou minha cabeça e minha vida, por isso o recomendo. Tenho aplicado as técnicas e ensinos do curso nos meus negócios e tenho obtido bastante êxito.
Saiba que é uma jornada onde exigirá de você bastante esforço e dedicação. Não é fácil (como nada na vida) no entanto, é recompensador.
Vou ficando por aqui e espero ter ajudado.
Um abraço e até o próximo!
Sobre o Autor
4 Comentários
Que bacana. Sempre quis trabalhar pela internet, mas não sabia por onde começar.
Que legal. Comece por aqui rsrsrs me seguindo para dicas. Passe pelo meu treinamento. Abraço
[…] do mais, vou te dar algumas dicas básicas para implementar essa excelente estratégia de Marketing Digital que dá muitos […]
[…] dos grandes desafios de qualquer pessoa que trabalha com Marketing Digital é como desenvolver uma mentalidade empreendedora. Ainda mais que uma das chaves do sucesso em […]