Todos que começam no Marketing Digital ficam perdidos em meio a tantos termos e nomes técnicos. Os termos de marketing digital que você precisa conhecer são muitos. Porém, decidi separar os 34 principais termos que você precisa conhecer.
Dessa forma, recomendo a leitura até o final do post que separei uma surpresa especial pra você.
Portanto, mãos à obra!
Quais termos de marketing digital você precisa conhecer?
Primeiramente, você precisa entender que o marketing digital é bastante vasto e abrangente. São muitas técnicas e ferramentas disponíveis e, muitas vezes, essas ferramentas e técnicas trazem consigo nomes e termos próprios que deixam os iniciantes – e até mesmo os veteranos – confusos.
Nesse sentido, memorizar os termos de marketing digital mais usados vai te capacitar para colocar em prática tudo o que tem aprendido e fazer com que seu negócio online prospere cada vez mais.
Enfim, sem mais delongas vamos aos principais termos de marketing digital que você precisa conhecer!
1 – Marketing Digital
Claro que eu não poderia começar com outro termo. Esse que é tão falado e tão mal compreendido. Muitos pensam que Marketing Digital é um nicho específico ou até mesmo uma profissão nos meios digitais.
Todavia, podemos resumir marketing digital basicamente em atrair clientes e gerar vendas para seu negócio, utilizando as ferramentas do marketing desenvolvidas para o mercado digital.
Afinal, como as pessoas estão cada vez mais nas redes e no meio digital, nada melhor do que explorar esse meio para que seu negócio alcance maiores resultados.
2 – Funil de Vendas
Um dos termos mais importantes desse mercado é o funil de vendas. Essa analogia com um funil é para facilitar o entendimentodo momento em que seu Lead se encontra na jornada de compras.
A saber, são três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
De forma bem resumida no topo do funil estão aquelas pessoas que estão inconscientes de um problema ou uma dor. Em seguida, no meio do funil, estão aquelas pessoas que já têm consciência do problema ou dor e agora estão pesquisando sobre o assunto. Por fim, no fundo do funil, são pessoas que já se decidiram e estão no momento de compra.
Existem estratégias de conteúdo e de vendas para cada etapa do funil.
3 – CTA
Essa sigla vem do inglês e quer dizer Call-to-Action, ou chamada à ação. Essa CTA é o convite que você faz a um lead para que ele execute alguma ação como, por exemplo, cadastrar um e-mail, baixar um e-book, realizar um cadastro ou comprar algo do seu negócio.
A chamada para ação deve ser a última coisa que seu lead vê antes de executar a ação.
Por isso, o lead deve ser preparado antes, seja em um vídeo, um post, um anúncio, etc, para que essa CTA seja irresistível a ele.
4 – Inbound Marketing
Outro termo de marketing digital que você precisa conhecer é Inbound Marketing, que significa atração, e se refere a uma forma de conquistar clientes.
Essa forma de atrair deve ser através de conteúdo que seja relevante e interessante para ele a fim de ajudá-lo a resolver um problema.
Ao contrário de anúncios na internet que aparecem e interrompem as pessoas enquanto estão assistindo seus vídeos, stories ou rolando o feed, o Inbound Marketing atrai com um conteúdo de extrema relevância.
5 – Outbound Marketing
Ao contrário do Inbound Marketing onde as técnicas se baseiam no conteúdo, no Outbound marketing a abordagem é direta. Afinal, nesse caso, os clientes em potencial são identificados e logo se dá o início de uma conversa com eles em busca de uma venda.
6 – Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo não é o mesmo que Inbound Marketing. Ele é uma parte do Inbound.
Essa técnica envolve o planejamento, produção e distribuição de todo o conteúdo utilizado na estratégia do inbound.
7 – Lead
Antes de qualquer pessoa se tornar um cliente ela era um Lead. Em outras palavras, todo cliente potencial para seu negócio é um Lead.
O objetivo de um negócio na internet é captar leads e prepará-los para que se tornem clientes. Uma das formas de preparar é gerar bastante conteúdo que seja de interesse desse lead.
Além disso, esse conteúdo deve buscar resolver um problema ou uma necessidade desse lead. Portanto, é necessário identificar em qual etapa do funil esse lead se encontra.
8 – Persona
Persona é o nome dado ao “avatar” do seu cliente; quais são seus dados demográficos, interesses, costumes, etc.
Em outras palavras, persona nada mais é que o perfil do seu cliente ideal.
10 – Conversão
Um dos termos mais usados no meio do marketing digital é “conversão” e seu significado é bem simples.
Conversão pode ser definida como qualquer ação que seu lead executa em seu site. Por exemplo, se o seu objetivo é que ele cadastre um e-mail, faça uma compra, faça um cadastro, isso seria uma conversão.
11 – ROI
Mais uma sigla que vem do inglês, ROI (Return on Investment) é o retorno sobre investimento. Em outras palavras, é a forma que você tem para saber se seu investimento em marketing está gerando lucros.
12 – SEO
SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital. Nesse sentido, essa estratégia diz respeito à forma que os mecanismos de busca na internet como o Google, Bing, Yahoo, etc, encontrem seu artigo, post ou site.
Essa técnica faz com que seus artigos se posicionem melhor nos buscadores. Ou seja, quanto melhor posicionado, mais tráfego você atrai para seu site.
Essa técnica é crucial para quem deseja trabalhar com artigos de blog, pois o posicionamento
13 – LTV
LTV é a abreviação de “Lifetime Value” ou valor vitalício do cliente.
Essa é uma métrica importante que calcula o ciclo de vida do cliente. Em outras palavras, LTV diz respeito a quantas vezes o cliente irá comprar os produtos ou serviços que você oferece.
O foco dessa métrica é reter o cliente e realizar várias vendas para esse mesmo cliente, diminuindo assim o Custo de Aquisição de um novo cliente.
14 – CAC
O CAC é o “Custo de Aquisição por Cliente”. Essa métrica é realizada para te mostrar quanto custa adquirir um novo cliente.
Esse é um dos indicadores mais importantes do seu negócio e para qualquer estratégia de marketing, pois ela te mostrará se a estratégia utilizada está gerando lucro.
15 – CRM
Customer Relationship Management ou, simplesmente, CRM, é a gestão do relacionamento com seu cliente. CRM é uma das áreas mais importantes, sobretudo porque gerir os clientes é vital para qualquer negócio.
Dessa forma, essa é uma das ferramentas que tem gerado maior atenção nas empresas nos últimos anos. E cada vez mais os negócios se debruçam sobre a gestão dos clientes.
Além do mais, hoje existem várias ferramentas que fazem esse trabalho de cadastro, histórico de compras, preferências, interesses, canais de contato, etc, tudo em um só lugar.
Portanto, a gestão de cada cliente da empresa permite um melhor relacionamento, melhor conhecimento do perfil de público, menor CAC e um LTV maior.
16 – CTR
CTR é a sigla para Click Through Rate, traduzido “Taxa de Cliques”. Muito utilizada nos anúncios pagos, essa sigla diz respeito à atratividade dos seus anúncios.
Essa métrica é calculada dividindo o número de cliques pelas visualizações, ou impressões, dos anúncios.
Por exemplo, supondo que seu anúncio teve dez impressões e dez cliques, quer dizer que ele teve CTR de 100%. Nesse caso, seu anúncio é bastante atrativo ao público.
Agora, supondo que seu anúncio teve mil impressões e dez cliques, quer dizer que ele teve 1% de CTR, em outras palavras, seu anúncio não está tão atrativo e você deve analisar onde melhorar seu anúncio.
17 – Métricas
As métricas são essenciais para medir a performance de uma estratégia de marketing e vendas.
Existem várias métricas, como impressões, CTR, cliques, CPM, etc, porém, elas por si só, não representam resultados. Por exemplo, seu anúncio pode ter um CTR muito alto, porém não gera nenhuma conversão. Ou seja, um CTR alto não quer dizer resultados para seu negócio.
Já os KPIs são utilizados com melhor precisão para avaliar os resultados e falaremos deles logo a seguir.
Cada métrica deve ser analisada e entendida para que ações de correção ou otimização sejam tomadas.
18 – KPI
KPI do inglês Key Performance Indicator, traduzindo, Indicador Chave de Desempenho. Esses indicadores são usados para medir os resultados e a eficiência de uma estratégia.
Do mesmo modo que as métricas são usadas, esses indicadores são usados para analisar de forma mais profunda as estratégias de marketing.
Continuando o exemplo do tópico anterior: um CTR alto quer dizer que seu anúncio chamou a atenção necessária e gerou muitos cliques, porém após isso não houve conversões. O CTR, portanto, é uma métrica que está excelente, porém, a conversão que é um KPI está péssima.
19 – CPC
Custo por Clique ou Pay per Click, é o termo que muitos utilizam quando se referem a anúncios patrocinados.
Em outras palavras, cada vez que alguém clica em um anúncio, o anunciante paga por aquele clique. O custo varia de acordo com o lead, o nicho, o leilão, dentre outros.
20 – CPM
Essa é outra forma que as plataformas de anúncios cobram por seu serviço. CPM é o custo por mil impressões.
Uma impressão é quando seu anúncio aparece para uma pessoa, ou seja, a cada vez que o anúncio é exibido mil vezes, o anunciante paga um determinado valor.
Essa métrica é importante quando se deseja alcançar um grande número de pessoas e ter uma estimativa de gastos.
21 – CPA
CPA significa custo por ação, ou custo por aquisição. Essa métrica é utilizada quando um anunciante paga um determinado valor quando uma conversão é realizada.
Essa estratégia é utilizada por grandes anunciantes que têm uma quantidade de conversões significativas.
O custo dessa conversão é mais cara, já que você pagará quando o seu anúncio atingir o objetivo.
22 – Growth hacking
Essa é uma das expressões que mais crescem no mercado digital e tem ganhado bastante popularidade. Em tradução livre ( minha no caso) seria “Hacks de Crescimento” rápido para seu negócio.
O seu objetivo é encontrar oportunidades para que sua empresa ou negócio cresça de forma rápida.
23 – E-mail Marketing
Como o próprio nome diz é a estratégia de marketing que utiliza dos e-mails para gerar relacionamentos, entregar conteúdos, fazer ofertas, além de cadastrar uma lista de leads.
Essa é uma das estratégias mais utilizadas, pois ao contrário do que muitos pensam, e-mail não está morto.
Pense da seguinte maneira: porque tantas empresas gigantes utilizam essa ferramenta e nos enviam, quase que diariamente, e-mails informativos, com conteúdos interessantes ou ofertas de produtos e serviços?
Essa é uma tática extremamente poderosa, pois com uma lista grande de e-mails de pessoas qualificadas você pode crescer seu negócio rapidamente. Fazer ofertas, convidar para uma rede social nova do seu negócio, etc.
24 – Newsletter
Essa é uma estratégia para gerar relacionamento através da entrega de conteúdo via e-mail. Portanto, ela é uma parte do e-mail marketing.
Essa estratégia é muito utilizada quando você acessa um blog. Nesse caso, ao se cadastrar na newsletter você receberá os conteúdos, avisos ou ofertas.
Essa estratégia é uma excelente forma de “aquecer” o lead até que ele execute uma ação.
25 – Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico é todo o tráfego que você recebe de forma “gratuita” em seu site, rede social, canal do Youtube, etc.
Quando um usuário faz uma busca no Youtube, Google, ou qualquer rede social e te encontra, isso seria considerado tráfego orgânico.
Existem estratégias para que esses usuários te encontrem no meio da vasta internet como SEO, marketing de conteúdo, etc.
26 – Tráfego Pago
Ao contrário do orgânico, no pago você injeta dinheiro para levar tráfego ao seu site.
Quase todas as redes sociais permitem que você pague para alcançar esses clientes em forma de anúncios. As mais comuns são o Facebook / Instagram, e o Google / Youtube.
Táfego pago é um dos termos de marketing digital que você precisa conhecer profundamente, pois essa estratégia é uma das mais utilizadas, já que ela proporciona resultados de forma mais rápida que a forma orgânica.
Dominar o tráfego pago é essencial para seu negócio, e aplicá-lo da forma correta pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.
Por isso recomendo fortemente o curso Método Turbo Tráfego, que ensina passo a passo como utilizar o tráfego pago para seu negócio.
27 – Automação de Marketing
Como o próprio nome diz, automação de marketing é a quando você automatiza as suas ações de marketing digital.
Essa automação é realizada através de ferramentas que auxiliam o time de marketing do seu negócio, a fim de aumentar a eficiência dos processos.
Um exemplo de automação de Marketing é a Click Zap, uma automação de whatsapp que recomendo bastante. Ela permite que você envie múltiplas mensagens de forma automatizada. Para conhecer mais clique aqui.
28 – Remarketing
Outro termo de marketing digital que você precisa conhecer é o remarketing . Quando você volta a fazer uma oferta para um lead que teve contato com uma oferta sua, teve algum contato com seu site, ou contato com um anúncio seu chamamos de remarketing.
As plataformas utilizadas para remarketing são o Google e o Facebook.
Uma das vantagens do remarketing é que ele aumenta sua chance de fechar um negócio com o cliente.
29 – Backlink
Backlink é um link que direciona os usuários para uma outra página. Por exemplo, ao ler um artigo em um Blog o autor pode inserir estrategicamente, um link que o leva a outra página para explicar melhor um assunto, ou direcioná-lo a outro artigo que aborda aquela frase ou palavra em que o link foi inserido.
A utilização de backlinks é importante quando você se preocupa com SEO, já que os motores de busca, principalmente o Google, entendem que aquela página que o link direciona, tem autoridade.
30 – Co-marketing
Co-marketing é uma forma de realizar marketing quando duas empresas cooperam entre si para atingir determinado objetivo.
Essas duas empresas têm o mesmo público alvo e alinham esforços para atingirem resultados que não conseguiriam sozinhas.
31 – Blog
Blog é uma parte de um site onde você pode registrar ideias, atividades, artigos, ou o que desejar.
No geral é utilizado para postar, de forma regular, artigos ou textos sobre um assunto específico de forma a alcançar o público ou gerar conteúdo para os leitores habituais.
No marketing digital essa estratégia é utilizada para informar e gerar conteúdo para seus leads.
Além do mais, utilizando-se de técnicas de SEO, essa estratégia visa alcançar novos clientes de forma orgânica através das pesquisas dos motores de buscas. Portanto, investir em um blog é essencial, pois ele é um dos pilares do marketing de conteúdo.
Por falar em nisso não deixe de passar no meu Blog onde escrevo artigos para te ajudar a aprender mais sobre Marketing Digital.
32 – Webinar
Webinar é uma forma de promover um conteúdo em forma de vídeo que se assemelha a um seminário ou palestra.
Essa estratégia, quando aplicada corretamente, é uma excelente forma de adquirir leads e realizar vendas.
Geralmente são realizadas em formas de live e contam com participação ativa dos usuários.
Se quiser conhecer um webinar de marketing digital recomendo que assista esse –> clique aqui.
33 – Branding
Branding é o termo utilizado para se referir à gestão de uma marca de forma a torná-la mais reconhecida no mercado.
Esse reconhecimento leva em consideração vários fatores como elementos visuais, design, cores, filosofias, responsabilidade social e ambiental, entre outros.
34 – Engajamento
Engajamento pode ser considerado como uma métrica que está associada à interação dos usuários com seu site, canal, rede social, etc.
Esse termo é mais utilizado quando se refere a redes sociais. Quando um seguidor dá um like, e compartilha, por exemplo, é considerado um engajamento.
Conclusão
Chegamos ao final deste artigo e espero que ele tenha te ajudado a esclarecer o que são todas essas siglas do marketing digital. Afinal esses são os termos de marketing digital que você precisa conhecer.
Com certeza, após essa leitura você estará bem mais preparado para esse mercado do marketing digital.
Existem muitos outros termos, porém fica para um próximo artigo.
E como prometido deixarei abaixo presente pra você. Faça download desse artigo gratuitamente nmo E-book 34 Termos de Marketing Digital que você precisa conhecer. É só clicar na imagem abaixo para fazer o seu download.
Um abraço e até o próximo post.
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